CATARATA

O que é:
O cristalino é a principal lente dos nossos olhos. Trata se de uma lente transparente e de alto poder refrativo (alto grau) que converge a imagem para a retina. Toda vez que o cristalino inicia um processo de perda de transparência, acarreta algum prejuízo à visão. Quanto maior a opacidade, maior a dificuldade para enxergar.
Pode levar a perda visual.

Sintomas:
Os sintomas estão relacionados ao grau de perda na transparência do cristalino.
Os pacientes podem inicialmente apresentar leve queda na qualidade visual, visão sombreada, duplicada, amarelada, perceber halos em volta da luz e evoluir para quedas visuais mais severas de acordo com a progressão da doença.

Causas:
Na grande maioria das vezes a catarata se desenvolve em decorrência do envelhecimento natural do cristalino, ou seja, influenciado pela idade, principalmente depois dos 60 anos.
Algumas condições secundárias podem influenciar o desenvolvimento precoce da opacidade, como os raios ultravioletas, diabetes, uso de medicamentos, histórico de trauma ocular, processos inflamatórios intraoculares (uveítes).

Tratamento cirúrgico:
Uma vez que a catarata está presente, seu médico dirá qual o melhor momento para realizar a cirurgia. Consiste na substituição do cristalino por uma lente intraocular. Este processo tem o recurso atualmente da tecnologia baseada no laser de femtossegundo. A grande vantagem deste laser é que ao ser aplicado nos meios refrativos (córnea e cristalino), atinge seu alvo com precisão sem danificar o tecido ao seu redor, evitando irregularidades e preservando tecido. Levando em conta os olhos comporem um sistema óptico delicado, a tecnologia torna a cirurgia de catarata mais precisa, com maior reprodutibilidade (maior número de resultados semelhantes) e previsibilidade.
Portanto, ainda mais segura.

Lentes intraoculares:
Durante cirurgia de catarata, o cristalino é substituido pelas lentes intraoculares. Essas lentes sofreram evolução constante nas últimas décadas.

Tipos de lentes intraoculares:
monofocais esféricas
monofocais asféricas
monofocais asféricas tóricas
bifocais
bifocais tóricas
trifocais
trifocais tóricas
lentes de profundidade de foco extendido

CIRURGIA REFRATIVA

Várias são as formas de melhorar o estado refracional dos olhos, objetivando diminuir ou eliminar a dependência dos óculos ou lentes de contato através de cirurgias.

CÓRNEA

Considerando os olhos como sendo um sistema óptico, a córnea é a primeira lente responsável pela formação da imagem.

CERATOCONE

Condição em que a córnea não consegue manter seu formato regular, podendo implicar em déficit visual progressivo

CATARATA

Corresponde a perda da transparência do cristalino, lente natural dentro dos nossos olhos.

CONTATO

Agendamento: (41) 98428-2341


Currículo