Você pode já ter tido dificuldade para dormir à noite depois de utilizar seu celular ou outro dispositivo eletrônico ao deitar. A luz azul – fração da luz visível próxima da luz ultravioleta, proveniente da luz do sol ou outras fontes artificiais – nos desperta e estimula. Significa dizer também que muita exposição à luz azul proveniente dos celulares e computadores ou tablets podem diminuir nossa capacidade de cair no sono no horário habitual noturno.
Por conta da exposição à luz azul estar associada a alteração no ritmo circadiano do nosso organismo, ou seja, nosso ciclo natural que alterna o sono e o despertar, recomenda se limitar o tempo de tela dos dispositivos entre uma e duas horas antes de ir para a cama. Utilizar o modo noturno do celular também é uma boa indicação para minimizar os efeitos da exposição à luz azul ao deitar.
O que é Modo Noturno?
Modo noturno, ou escuro, é uma opcionalidade de muitos dispositivos eletrônicos que muda o fundo da tela para o escuro, diminuindo a exposição ao brilho da luz azul. Ao invés do fundo branco com letras escuras a tela é mostrada com fundo escuro e letras brancas. O contraste e cores utilizadas no modo noturno reduzem o espalhamento da luz e ajudam seus olhos a se ajustarem mais facilmente à luz, levando à menor fadiga e leitura mais confortável.
Por que as pessoas devem utilizar o Modo Noturno?
Quando uma pessoa se expõe ao brilho da luz à noite, seu organismo reage como se estivesse exposta à luz do sol: seu cérebro pára de produzir melatonina, o hormônio do sono, e nos sentimos mais despertos. As cores mais quentes do modo noturno não confundem nosso corpo com relação à hora de dormir em comparação ao modo de tela normal.
Além de interromper o ciclo do sono, muito brilho de tela num quarto escuro pode causar maior cansaço visual. O modo noturno reduz o forte contraste entre a tela e o quarto escuro, e pode reduzir alguns dos sintomas que contribuem para a sensação de cansaço visual.
O Modo Noturno é recomendado para os meus olhos?
Embora a luz azul não cause danos aos olhos, diminuindo a exposição e limitando o tempo de tela e brilho pode ajudar as pessoas a terem melhor qualidade do sono e se sentirem mais confortáveis.
“Há muitos importantes benefícios com relação à exposição à luz azul. Vários estudos exploram como uma exposição não excessiva à luz azul poderia ajudar a manter a performance mental, diminuir a incidência de miopia nas crianças, etc.” explica o Dr. Raj K. Maturi, oftalmologista e palestrante para a Academia Americana de Oftalmologia. “Embora a exposição à luz azul seja importante em algum grau, é verdade que o ciclo do sono pode ser disruptado se a exposição não for controlada à noite. Estudos mostraram que os jovens são particularmente mais suscetíveis a luz afetando o sono. Por sorte, a tecnologia tem se adaptado, utilizando o modo noturno nos nossos dispositivos Android ou Iphone.”
Se ao desligar seu celular ou computador uma ou duas horas antes de dormir e/ou utilizar o modo noturno não eliminar o cansaço visual ou problemas para dormir, converse conosco para saber se outras condições podem estar contribuindo para o problema.
Texto traduzido das recomendações da Academia Americana de Oftalmologia.
Escrito pela autora: Vered Hazanchuk. Revisado pelo Dr: Raj K Maturi MD